O acúmulo de lixo sempre foi uma problemática para a sociedade e, atualmente, a questão está sendo cada vez mais levantada, principalmente nas mais diversas empresas. Isso, porque além do desgaste da natureza e a morte de diversos animais, a falta de saneamento faz com que as pessoas adquiram doenças.
Para ocorrer uma gestão correta de resíduos sólidos é necessário que haja educação ambiental, a fim de explicar e ressaltar a importância da não geração, da redução e da reutilização desses resíduos.
Corresponde a junção de processos educativos que visam desenvolver uma cultura sustentável na sociedade. Quanto mais pessoas tiverem acesso a esse conhecimento e souberem aplicá-lo, mais promissor será o futuro da humanidade. A educação ambiental também garante o fortalecimento da ciência e tecnologia.
“O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros.” – Alvin Tofller
A partir desta educação, as empresas vão construindo valores sociais, atitudes e competências voltadas para a preservação do meio ambiente.
Organizações que cumprem o que determina a PNRS, Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, utiliza a educação ambiental para contribuir com a administração de resíduos, desde a geração, coleta, transporte até o destino final.
Seguindo esse pensamento, é necessário afirmar que as empresas devem entender que elaborar projetos para a redução e melhor gestão do lixo não é apenas algo obrigatório, mas que contribui para os negócios, meio ambiente e a sociedade.
Assegurar que a política de educação ambiental e de gestão de resíduos sólidos seja corretamente implantada será um desafio. É preciso muito trabalho para que a legislação se cumpra em favor da sustentabilidade e da qualidade de vida dos brasileiros.
Por fim, o educador ambiental preparado é o principal instrumento para a aplicação da PNRS. A partir disso, sua empresa será muito mais sustentável e valorizada.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando para mais!
Leia também: Entenda os 3 pilares da sustentabilidade