O Mapeamento geológico é um tipo de investigação, realizada por geólogos com o objetivo de identificar rochas encontradas em determinadas áreas, presença de deformações, falhas, fraturas e outras informações geológicas. Logo em seguida é elaborado o mapa geológico, que localiza e compila os dados captados.
Ele é utilizado para a exploração mineral, pois, o mapeamento serve para investigar a existência de algum bem material na área explorada, a possibilidade de realizar trabalhos na área e se definir se há viabilidade de extração do minério.
Métodos de Mapeamento Geológico
- Mapa geológico de Escala Regional: Enfatizado em reconhecimento regional é realizado geralmente em escalas de 1:250.000 (1cm = 2,5km). Este é um “limite” máximo de escala para realizar este tipo de trabalho.
- Mapa de Semi Detalhe: Realizado em escalas de 1:25.000. Comumente realizado durante a graduação de geologia em trabalhos que visam identificar e mapear a geologia de um determinado local.
- Mapa de Escala de Detalhe: Mapeamento de detalhe é feito em escalas que variam de 1:10.000 a 1:2.000, por vezes também utilizado em escalas menores. Em escalas menores este mapeamento é utilizado para realizar mapeamento de trincheiras, delimitação de corpos de minério ou de colúvios com potencial mineralização.
Técnicas de Mapeamento Geológico
- Caminhamento perpendicular ao trend: utilizada em todas as escalas regionais, seu objetivo identificar as litologias e estabelecer a estratigrafia e estruturas principais da área.
- Caminhamento paralelo ao trend: deve ser utilizado em levantamentos de semi detalhe e detalhe e se destina a investigar a continuidade de litologias, falhas e de outras estruturas.
- Mapeamento segundo linha de base e picadas: técnica de mapeamento geológico é utilizada em escalas de detalhe a partir de levantamentos topográficos detalhados em uma determinada área. Dessa forma, as picadas são abertas para realizar a topografia e são utilizadas para realizar o mapeamento. As rochas e afloramentos são locados a partir dos piquetes instalados pela equipe de topografia.
Mapa geológico
O mapa geológico é o resultado final do mapeamento geológico, onde o geólogo insere todas as informações coletadas em campo, sobre as estruturas, rochas, minérios, etc. As principais etapas para produzir um mapa geológico são:
- Análise de fotografias das aéreas, imagens de satélites e/ou dados geofísicos aéreos;
- Planejamento do campo: elaboração de um mapa pré-campo, com delimitação da área a ser estuda e quantidade de pontos a serem realizados;
- Atividade de campo;
- Organização de todos os dados coletados (litologia, estruturas, descrição petrográfica, entre outros);
- Elaboração de um mapa geológico final e relatório técnico, quando necessário.
Na elaboração do mapa geológico final, utiliza-se algum software com sistema de informação geográfica (SIG). Nele o geólogo consegue inserir anotações que fez durante o trabalho em campo e os registros em imagens de rochas e afloramentos. Se o mapeamento for de detalhe, ele consegue facilmente chegar à localização onde ele encontrou determinada rocha no mapeamento.
Continue acompanhando o nosso blog!
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.