O Plano de Lavra é um relatório técnico elaborado para destacar os aspectos mais relevantes relacionados à mineração. É utilizado para o licenciamento ambiental de entidades ambientais municipais ou estaduais e para o minerário (Agência Nacional de Mineração, a ANM).
Nesse relatório, está o planejamento de lavra, um conjunto de procedimentos que visam um melhor aproveitamento de recursos minerais, uma espécie de otimização que considera a obtenção máxima de lucro, a partir da atividade extrativa como um sinal de alta produtividade.
Elaboramos esse artigo para que você entenda melhor sobre o plano de lavra. Então, continue a leitura!
O PL, sigla para plano de lavra, consiste em uma série de estudos que define o método mais seguro e eficiente para a extração de minérios, considerando aspectos como a geologia do local, os níveis de riscos que o processo de extração pode acarretar, bem como as condições de trabalho dos profissionais mineradores e as leis ambientais.
Seguindo os critérios formulados pela Agência Nacional de Mineração, o plano de lavra é apresentado de duas formas:
O plano de lavra estabelece procedimentos de extração que interfiram minimamente nas estruturas ambientais do terreno, evitando que o minerador fique exposto a riscos como derrapagens e deslizamentos de pedras. Além da ação dos explosivos empregados nas minas.
Além disso, a proteção também pode ser adquirida a partir de como se é trabalhado o plano de lavra. Os mineradores devem receber um suporte desde o início do projeto minerário. Os engenheiros e geólogos devem disponibilizar estudos relacionados às práticas extrativas, acompanhando os responsáveis técnicos pelo grupo de mineradores e propondo soluções de segurança para todas as atividades feitas nas minas.
Com o embasamento físico-ambiental, os profissionais responsáveis conseguem analisar as condições naturais impostas pelo ambiente o qual será explorado e alinhar estratégias que contemplem a atividade e extrativa, porém, que não ponham em risco o equilíbrio ambiental e a vida dos mineradores.
Como o plano de lavra é considerado um serviço, muitas organizações ligadas às pesquisas geológicas e à consultoria ambiental disponibilizam esse planejamento às empresas mineradoras que desejam uma extração de minérios segura em todos os parâmetros.
Conte conosco para que seu plano de lavra seja viável e seguro.
Quer saber mais sobre a gestão ambiental nas empresas? Então continue acompanhando o nosso blog!
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.