A recuperação de áreas degradadas é um assunto pertinente, visto que é uma atividade essencial para a melhoria da qualidade de vida da população.
Quer saber como este processo de recuperação funciona? Então, continue a leitura do texto!
O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) tem como objetivo principal a retomada da funcionalidade ambiental de um ecossistema que sofreu ação devastadora da mão humana. Devastação que é causada pelas atividades de mineração, desmatamento e disposição de resíduos. Sendo assim, podemos afirmar que uma área degrada é aquela que perdeu suas propriedades ambientais, bióticas e abióticas.
Na Constituição Federal de 1988 se respalda a recuperação de áreas degradas:
“Art 2º – A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:
VIII – recuperação de áreas degradadas”.
Além do ecossistema, o PRAD promove também a recuperação dos solos, utilizando algumas técnicas distintas.
Então, sabemos que toda empresa ambiental deve respeitar o ecossistema e fazer a extração correta dos insumos da natureza e restabelecer o local explorado.
Listamos alguns tipos de como devemos pôr em prática o PRAD. Continue a leitura para saber mais!
Veja também: Relatório e Programa de Controle Ambiental (RCA e PCA): o que são?
Método de baixo custo que adota medidas para auxiliar no processo de regeneração natural de uma área. Por exemplo: cercamento da região, contenção de plantas invasoras, uso de sementes para colonização do local, entre outros.
A semeadura direta é uma técnica de plantio que consiste diretamente na disposição de sementes no solo. Faz-se necessário que o solo deva apresentar condições mínimas que promovam a germinação e crescimento das sementes.
O plantio de espécies arbóreas por mudas nativas garante altos índices de crescimento e o restabelecimento da flora após 2 anos, mantendo o ecossistema em equilíbrio.
A Geotech Consultoria dispõe de uma equipe especializada na elaboração e execução de estudos, projetos e serviços ambientais. Entre eles, o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Para que sua empresa esteja em conformidade com a legislação ambiental.
Quer saber mais sobre a gestão ambiental nas empresas? Então continue acompanhando o nosso blog!
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.