Quando falamos em construção sustentável, para muitos, ainda se trata de uma solução distante, sendo apenas um conceito moderno, pouco prático no dia a dia das pessoas. Porém, essa forma de construção está muito mais próxima da nossa realidade do que alguns pensam. Já é possível construir casas populares com práticas e materiais sustentáveis.
Para isso ocorrer em escala, é preciso que as construtoras e incorporadoras entendam o valor e o conceito de uma construção sustentável. Além de saber como fazer isso de forma segura e verdadeira.
A construção sustentável é aquela que leva em conta como a obra e o edifício a ser erguido podem afetar o meio ambiente antes, durante e depois da construção. Visando amenizar os impactos à natureza, reduzindo os resíduos e utilizando com mais eficiência os materiais e bens naturais, como a água e a energia.
Essa preocupação não existia há décadas, mas com o aumento do aquecimento global a busca por construir de forma consciente é cada vez maior.
Logo, os métodos construtivos mais novos trazem diversas aplicações sustentáveis, como:
A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais foco na hora de considerar qualquer plano pessoal ou comercial, e a construção civil não fica de fora.
Conheça algumas das principais aplicações da construção sustentável no mercado atual.
A escolha dos materiais é uma etapa muito importante do projeto, sendo necessário optar pelas opções de qualidade e pelos melhores preços.
Normalmente, os materiais com baixo impacto ambiental não são escolhidos por terem um custo um pouco mais elevado do que os comuns, entretanto, eles costumam ser mais duráveis e exigem menos manutenção.
Entre os materiais sustentáveis que tem mais se destacado, vale a pena conhecer:
Outra aplicação para a construção sustentável é tornar algumas áreas da edificação altamente sustentáveis. Por exemplo, uma das tendências de mercado que fazem isso são os telhados verdes, que usam várias soluções para tornar os telhados verdadeiras áreas de cultivo de plantas, hortaliças e frutas.
Um dos grandes pontos fortes disso é que a criação de uma área sustentável abre espaço para novas áreas sustentáveis no futuro. Como os resultados do resfriamento do telhado verde abrem espaço para criar ainda mais conforto térmico com sistemas de ventilação natural.
É possível tornar uma construção sustentável sem gastar muito, e isso começa pelo projeto. Esse tipo de design não pensa apenas na concepção do produto, mas em todas as etapas de produção, distribuição, consumo e descarte.
O planejamento de qualquer construção deve ser estratégico, mas as sustentáveis possuem algumas particularidades. De acordo com o IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica), há nove passos para se construir de forma sustentável:
Para apostar em construção sustentável, é de grande importância ter o auxílio de uma consultoria ambiental para que haja um desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
Gostou do conteúdo? Leia também: Hidrogênio verde: o que é e qual a sua importância