Atualmente, a maior parte da sociedade adota um estilo de vida extremamente consumista, comprando coisas de forma impulsiva, na maioria das vezes, sem necessidade. As pessoas buscam uma satisfação rápida e momentânea sem considerar os impactos que suas escolhas terão. Por isso, é necessário adotar as práticas do consumo consciente.
Continue a leitura e saiba mais como suas atitudes podem fazer a diferença!
Consumo consciente é sobre conhecer suas opções de consumo e ter liberdade para fazer escolhas melhores. Está associado a uma mudança de comportamento que evita desperdícios, colabora com o planeta e gera economia.
Tendo essa consciência na hora de comprar e estabelecendo uma maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, fazendo, assim, contribuir com o seu poder de escolha para construir um mundo melhor.
Contrariando o que muitas pessoas pensam, ter um estilo de vida consciente não significa deixar de consumir, mas, adquirir tudo de modo responsável.
O Instituto Akatu, organização que trabalha pela conscientização da sociedade para o consumo consciente, elaborou um guia com 6 perguntas para se fazer antes de comprar algo. Esses questionamentos nos ajudam a pensar qual escolha causará menos impacto no meio ambiente e na sociedade, e no nosso bolso.
Antes da compra é preciso perguntar se você necessita do produto ou serviço. Lembre-se que querer é diferente de precisar. Se o produto for realmente necessário, analise se em vez de comprar é possível fazer uma troca, reutilizar ou pegar emprestado.
Na hora de decidir qual produto levar, deve-se ter em mente a opção que atende suas necessidades, caso contrário, pode levá-lo ao desperdício. Ao escolher, é preciso considerar os fatores como qualidade, durabilidade e segurança do consumo.
Ao escolher a forma de pagamento, é importante saber se você irá conseguir pagar tudo em dia. Também é analisado detalhes como meio de transporte que será usado para chegar à loja, pois os carros geram diversos danos à natureza, por isso, se possível, opte por ir a pé ou de bicicleta.
É de suma importância conhecer a empresa na qual o produto será comprado. Dê preferência a marcas sustentáveis.
Ao comprar um produto, somos responsáveis por conservá-los e ter o devido cuidado para que ele dure ao máximo. Sempre utilize o que foi adquirido até acabar e caso quebre, conserte-o em vez de comprar outro.
Se o produto não tem mais utilidade para você, ele pode ter para outra pessoa. Por isso, ao invés de jogar fora, venda ou doe para alguém. É possível reformá-lo e dar outra utilidade aquele produto. Porém, caso nenhuma dessas alternativas forem possíveis, você pode fazer o descarte correto.
Gostou do conteúdo? Leia também: A educação ambiental na gestão de resíduos sólidos dentro das organizações